Ainda é muito cedo para afirmar que Vinicius Junior ganhará a Bola de Ouro, mas pelo menos o atacante brasileiro está em uma corrida final espetacular.
Algumas semanas atrás, a mídia mundial analisava que Kylian Mbappé liderava a corrida pela Bola de Ouro. Jude Bellingham, Vinicius, Harry Kane e Rodrygo Goes vinham logo atrás. A competição entre os candidatos estava muito acirrada.
Situação inverte-se com Vini No entanto, em um piscar de olhos, tudo mudou. O PSG foi derrotado pelo Borussia Dortmund nas semifinais da Liga dos Campeões, e o atacante francês agora está inesperadamente atrás, tendo que esperar até a Euro 2024 para ter esperança de um novo avanço.
Se Mbappé explodir e ajudar a seleção francesa a se destacar no festival de futebol que ocorrerá na Alemanha neste verão, ele se tornará novamente um forte candidato à Bola de Ouro. A situação de Kane é semelhante à de Mbappé. Brilhar na Euro 2024 ajudará o atacante inglês a ganhar pontos com os jurados, que podem ter muitas dificuldades ao votar.
De Mbappé a Kane, todos precisam de uma Euro para reviver suas chances de ganhar a Bola de Ouro. Enquanto isso, Vinicius começa a criar uma corrida final impressionante. Ele e Bellingham superaram Kane e Mbappé.
Em ambos os jogos das semifinais da Liga dos Campeões, Vinicius jogou bem. Na Alemanha, o atacante brasileiro marcou duas vezes. No jogo de volta, ele teve uma grande contribuição para a virada do Real Madrid. De fato, a atuação de Vinicius ofuscou Bellingham, que não jogou tão bem.
Vinicius marcou 21 gols em todas as competições até o momento.
Não é a primeira vez que Vinicius surpreende os torcedores com seu desempenho impressionante. Segundo o AS, o atacante brasileiro atualmente tem a maior taxa de gols da carreira, contribuindo com um gol ou assistência a cada 132 minutos pelo Real Madrid. Se contarmos apenas os gols, ele marca a cada 86 minutos.
No entanto, apenas a taxa de gols pode não ser suficiente para Vinicius ganhar a Bola de Ouro. Os jurados muitas vezes lembram-se mais das performances dos candidatos nos jogos decisivos, nos momentos mais críticos.
Vinicius tem tudo isso. Na Allianz Arena, o atacante brasileiro marcou duas vezes no empate do Real Madrid por 2-2. Ele foi eleito “Melhor Jogador da Partida”.
No jogo de volta no Bernabéu, o Real Madrid estava à beira do colapso, não fosse pelo esforço ousado de Vinicius, que criou a oportunidade para Joselu punir o erro do goleiro Manuel Neuer. De Munique a Madrid, o atacante brasileiro ganhou o prêmio de “Melhor Jogador”.
A temporada explosiva de Vini As contribuições de Vinicius para o Real Madrid são como uma fonte de energia reserva, pronta para entrar em ação quando a máquina perde energia. Embora não tenha marcado no jogo de volta da semifinal, o atacante de 23 anos sempre foi uma ameaça constante ao gol de Neuer. Uma tocha sempre acesa para guiar o Real Madrid e pronta para incendiar tudo.
Vinicius jogou bem contra o Bayern de Munique em duas partidas da Liga dos Campeões.
No dia em que o Real Madrid derrotou o Bayern de Munique na semifinal da Liga dos Campeões, Vinicius tocou na bola 12 vezes dentro da área adversária, apenas 2 a menos que todos os jogadores do Bayern juntos no outro lado do campo (14). O atacante brasileiro fez 7 dribles bem-sucedidos.
Nesta temporada, apenas Mohammed Kudus, do West Ham, supera a estrela do Real Madrid em dribles bem-sucedidos (264 contra 255) nas cinco principais ligas europeias.
Vinicius também fez o maior número de finalizações (5) e cruzamentos (6). Se não fosse por Neuer com suas defesas impressionantes no primeiro tempo, o atacante brasileiro certamente teria marcado.
Não apenas ativo no ataque, Vinicius também frequentemente recua para ajudar na defesa. Ele faz isso voluntariamente, sem reclamar ou se irritar.
“Se eu tiver que recuar para defender, sempre farei isso sem problema, assim como Jude Bellingham ou Rodrigo fazem. O mais importante é o time”, disse Vinicius ao AS.
Já se passaram 17 anos desde que um brasileiro ganhou a Bola de Ouro. Naquela época, Kaká foi premiado na gala que homenageia o melhor jogador. Durante esses anos, o futebol brasileiro viu muitos talentos surgirem, mas nenhum conseguiu chegar perto da Bola de Ouro. Neymar foi o que chegou mais perto.
Ainda é cedo para concluir que Vinicius ganhará a Bola de Ouro nesta temporada. O atacante brasileiro ainda tem dois grandes palcos a conquistar: a final da Liga dos Campeões em Wembley e a Copa América em junho. Se continuar brilhando nesses torneios renomados, o atacante de 23 anos pode sonhar com a Bola de Ouro com um sorriso no rosto.