Na novela das 9, casamento do fazendeiro está em rota de colisão
Em Renascer, Dona Patroa/Iolanda (Camila Morgado) até voltou a morar na fazenda com o marido, Egídio (Vladimir Brichta), mas a relação entre os dois está cada vez mais em rota de colisão. Não faz muito tempo, os dois até transaram, mas apenas porque, a muito contragosto, ela acatou ao fetiche dele e vestiu as roupas roubadas de Joaninha (Alice Carvalho).
Em meio a um jantar, cada um deles vai pensar o quanto a situação estaria melhor se a matriarca continuasse a morar com a filha. Até o momento que a atração que Patroa sente por Rachid (Almir Sater) voltar tão forte à memória, que ela comentará em voz alta para afastar o pensamento.
“Tá repreendida, mulher!”, gritará Patroa, se autocensurando, e assustando ao marido.“Tá repreendida por quê?”, questionará ele, desconfiado. “Não se faça de sonsa, que eu escutei!”
Patroa se recusará a comentar o que estava pensando e, para evitar uma briga, irá se levantar da mesa, alegando ter perdido o apetite; Egídio, por sua vez, tentará repetir a dose que deu certo na cama.
“Vá tomando um banho… que eu não me demoro!”, avisará ele, crente que a esposa vai topar o fetiche novamente, que, apesar de ter agradado a dona de casa, a deixou extremamente constrangida no dia seguinte.
Porém, para o desagrado do vilão, ela dirá que vai dormir no quarto que era de Sandra (Giullia Buscacio), despertando a raiva do fazendeiro.
“Não quero nunca mais me deitar do teu lado”, avisará Patroa. “Nem quero fazer de conta que sou outra!”“Deixa de história, Dona Patroa, que você acabou gostando”, argumentará ele. “Precisava banca a pudica? (…) Então vê se para de frescura e não venha querer recriminar minhas necessidades.”
“Sabe do que eu mais gostei nisso tudo, Egídio? Sabe quando eu comecei a me divertir com essas suas história de fazer de conta? Quando percebi que eu podia fazer de conta que não era tua mulher!”, rebaterá ela.“Você acha que é só você que tem suas fantasia?”, continuará ela. “Em minha cabeça, já me deitei com você pensado em outro… e não foi com um e nem com dois! E todos foram mil vezes melhor do que tá com você!”
“Você passou tanto tempo enfurnada naquela casa que aprendeu a ser quenga, sua ordinária?”, dirá ele, cheio de raiva.“O tempo que passei lá me ensinou que eu sou mulher! E, pra tua sorte, aquela casa já não atendia a freguesia quando eu cheguei! Ou, então, eu não teria voltado pra essa casa e é nunca!”, finalizará Patroa.